segunda-feira, 14 de abril de 2008

ORIGEM DA SEDE DA FREGUESIA DO SERTÃO DAS CARRANCAS

O município de Carrancas tem sua origem devido às bandeiras paulistas que passaram na região em busca de riquezas, principalmente ouro. Antes da chegada dos portugueses, vivia na região do sertão os índios Cataguás, eles habitam lugares onde existiam cavernas. Tinham o costume de pintarem o corpo com argila branca. Eram canibais e os bandeirantes chamavam os Cataguás de tatus brancos, porque viviam em caverna e pintavam o corpo de branco. Foram dizimados e eram o terror dos bandeirantes, pois quando um índio capturava um português, levava para a caverna para ser assado. Em Carrancas podem ser vistos vestígios dessa tribo na cachoeira dos índios como pinturas rupestres, a caverna que moravam e pátio para celebrações.
Os primeiros europeus a chegarem em Carrancas foi Fernão Dias Paes Leme com alguns filhos, seu genro Manuel de Borba Gato, Bartolomeu da Cunha Gago, Matias Cardoso de Almeida e alguns escravos.
Fernão Dias chegou em Carrancas no final do ano de 1674. Na caminhada os bandeirantes anotavam em mapas tudo que pudessem tirar de características da região aonde iam passando, como serras, árvores, formações rochosas, rios etc. O nome Sertão das Carrancas é devido o formato de várias pedras na região que parecem ser carrancas. A região era boa para formação de um pouso, pois possuía muita água, caça e abrigo em sua formação rochosa. Fundado o pouso em Carrancas seguiu para o rio Grande onde se encontra a Capela do Saco, atravessou o rio e seguiu para o oeste até montar outro pouso, que mais tarde nasceria à cidade de Ibituruna. Fernão Dias morreu de febre no ano de 1681 com 73 anos de idade, depois de percorrer sete anos abrindo trilhas em Minas Gerais.

Nenhum comentário: