segunda-feira, 14 de abril de 2008

CAUSOS E LENDAS DO SERTÃO DAS CARRANCAS

O sertão das Carrancas era uma região que hoje abrangeria vários municípios do sul de Minas Gerais. São eles: Carrancas como centro, Minduri, São Vicente de Minas, Madre Deus de Minas, Itutinga, Itumirin, Ingaí, Bom Sucesso, Lavras, Luminárias e São Tomé das Letras.
Essa região possui serras que chegam a mais de 1500 metros de altitude. Tem rios importantes como: rio Grande, rio Capivari, rio das Mortes, rio Aiuruoca, rio Pitangueiras, rio Ingaí e etc. A temperatura varia entre 0º e 35º, podendo variar para mais ou menos dependendo do local analisado. A sensação térmica no inverno pode chegar abaixo de zero nas zonas mais frias.
As serras são belíssimas, com muitos picos e escarpas. Estas chegam a ter mais de 150 metros de paredão. Rochas de quartzitos, arenito e magmáticas são muito encontradas na região. Pedras ferro e de laje serviram para fazerem muros e alicerces na região.
Esse sertão também possui muita água de qualidade. Água cristalina e belíssimas cachoeiras.
A vegetação é de mata atlântica, cerrado, matas ciliares, campos e campos de altitude. Madeira de altíssima qualidade era farta na época como: jacarandá rosa, aroeira, candeia, óleo bálsamo, pombeiro, cedro, pinheiro e etc.
A fauna é riquíssima, possuindo diversas espécies algumas endêmicas: capivara, paca, jacu, jacutinga, perdiz, pombas, paturi, veado campeiro, seriema, onça parda e pintada, jaguatirica, irara, lontra, macacos e sagüis, vários peixeis como: dourado, lambari, piau, tubarana, mandi, bagre, capinheiro, curimba, pirapitinga, traíra, cascudo e etc.
As terras são muito boas para plantar e criar animais. O único problema que o agro pecuarista enfrenta é a forte seca do inverno, chegando a ficar quase seis meses sem chuva.
Vários casos e lendas aconteceram nessa região durante esses 300 anos de história. Guerras como a dos Emboabas, revoltas como a dos escravos, vinganças como a do Januário Garcia, prosperidade como a dos bandeirantes, riquezas como a dos grandes fazendeiros, assombrações como a do cachorro com a boca vermelha, mitos, lembranças, recordações e histórias inexplicáveis como as luzes do céu.

Nenhum comentário: