segunda-feira, 14 de abril de 2008

O ROTEIRO DE PADRE LOURENÇO DE TOLEDO TAQUES

No Sertão das Carrancas vivia um padre que era muito estimado pelo povo. Pois era muito bondoso, ajudava os pobres e vivia uma vida simples sem regalias e bens materiais.
Já estava idoso e tinha muitos anos que era vigário naquela freguesia. Estava cansado e fraco, pois suas ovelhas de Cristo tomavam todo o seu tempo para fazer confissões.
Todos os dias acordava e ia direto para a igreja matriz para escutar as confissões das beatas. Algumas iam todos os dias para se confessarem e pedir-lhe a absolvição dos pecados cometidos. Ao terminar todas as confissões as mulheres sentiam-se mais aliviadas, e o padre Toledo Taques cansado de tantas confissões.
Então o padre em certa noite teve a idéia de dividir o trabalho das confissões das mulheres. Organizou um roteiro que seria lido na missa do próximo domingo na matriz da freguesia.
No domingo marcado, quando terminou a missa, o padre pediu um minuto da atenção dos fiéis da paróquia, pois iria ler o roteiro das confissões das mulheres. E falou assim:
___Minhas queridas devotas de Cristo! Estou velho e cansado, tenho trabalhado muito ultimamente com as confissões. Como o número de mulheres pecadoras cresceu muito nesses tempos para cá, resolvi fazer um roteiro para agilizar o serviço do confessionário e diminuir o trabalho que eu estava tendo com o grande número de confissões. A partir dessa semana as confissões serão assim: na segunda-feira confessarei as maldizentes. Na terça-feira as ladras. Na quarta-feira as hipócritas. Na quinta-feira as bêbadas e infiéis aos maridos. Na sexta-feira as feiticeiras e mentirosas. No sábado as preguiçosas e no domingo as comilonas e outros tipos de pecados.
Desse dia por diante nenhuma daquelas santas beatas voltou a confessar naquela freguesia, e o padre Lourenço de Toledo Taques viveu ainda muitos anos na santa paz do Senhor.

Nenhum comentário: